O que esperar em um novo ciclo....
Novos caminhos do Elas&VC + Girls having funds + Líderes que admiramos
Vamos para a edição #19 da Newsletter do Elas&VC, que tem a missão de inspirar, informar e conectar mulheres empreendedoras, investidoras, executivas do setor de tecnologia e demais pessoas da indústria. É nova(o) aqui? Confira nossas edições anteriores neste link.
Antes de irmos para o conteúdo, se você recebeu o link de alguém, assine a newsletter para não perder nenhuma edição:
Para garantir o recebimento e evitar que caia no Spam, assinale este e-mail como “confiável” ou “não é spam”, ou mova-o para a sua Caixa de Entrada.
Um novo ciclo
Este mês é especial! Completamos um ano do Elas&VC e gostaríamos de agradecer a todas e todos que nos acompanham desde a primeira edição e os que nos conheceram mais recentemente!! Obrigada por fazerem parte desta jornada! 😊🎉
Fazendo uma retrospectiva, esse 1 ano foi de muito aprendizado para todas nós. Iniciamos de forma remota e decidimos começar com uma newsletter que tivesse o objetivo de trazer conteúdo acessível para o ecossistema. Ao mesmo tempo, no backstage do Elas&VC, tínhamos muita vontade de ampliar nosso escopo de atividades e estamos animadas em compartilhar essas novidades hoje com vocês!
Estamos lançando duas iniciativas que vão apoiar e conectar ainda mais as mulheres empreendedoras e investidoras do nosso ecossistema!
1. WC Community
Nossa primeira novidade é que hoje, oficialmente, estamos abrindo a nossa comunidade para mulheres que trabalham na indústria de Venture Capital! Queremos construir uma comunidade forte e colaborativa entre estas mulheres, para assim apoiar todas com conteúdo, conexões e com o seu crescimento.
Então, se você é uma mulher que trabalha na indústria de Venture Capital faça sua inscrição AQUI. Em breve entraremos em contato com você!!
Esta será uma versão “beta” da nossa comunidade e, então, no momento, ela será focada em profissionais de gestoras de Venture Capital. Mas, se você tem interesse em saber das nossas iniciativas focadas na sua persona, pode se inscrever que te avisaremos assim que ampliarmos o escopo da nossa comunidade!
2. Apoiando empreendedoras
No nosso dia a dia de VC, conhecemos naturalmente muitas empreendedoras que estão em diversos estágios. Pensando em apoiar empreendedoras que estão no início da sua jornada e que planejam fazer sua primeira captação em breve, unimos o conhecimento de todas nós para criar um curso sobre o “beabá” do Venture Capital e o caminho da captação!
O curso vai incluir: aulas online + aulas especiais ao vivo com convidados especiais + networking entre as participantes. Este primeiro curso foi feito em parceria com o Aladas e em breve terá seu lançamento!!
Então, se você é uma empreendedora ou conhece alguém que possa se interessar, compartilha este LINK para a lista de pré-inscrição e avisaremos em primeira mão o lançamento oficial do curso.
O time está crescendo
Você provavelmente deve conhecer alguma de nós 4 que está por trás do Elas&VC (Ali, Ju, Isa e Lu). Nos últimos meses, decidimos aumentar nosso time para a criação de novas frentes e hoje estamos felizes em apresentar duas novas integrantes do nosso time.
A Victoria vai nos apoiar com a liderança da comunidade que estamos criando e a Helena vai nos apoiar na frente de marketing. Conheça um pouco mais sobre elas!
Victoria Scottoni - Capital Lab Ventures
“Formada em Engenharia de Produção pela Unicamp, trabalhei por quase seis anos no mercado financeiro, primeiramente no Itaú Unibanco e depois no Citibank Brasil, onde ingressei no programa de trainee em 2015. Entrei para a indústria de Venture Capital ao me juntar à Capital Lab Ventures em 2018. Através dessa plataforma, ao invés de investir capital financeiro, nos comprometemos com tempo e trabalho para assessorar empreendedores. Atualmente, sou aluna do MBA em Private Equity e Venture Capital da FGV.
Acredito demais na missão do Elas&VC de construir uma indústria de investimento privado que seja pautada pela diversidade e representação de gênero. Vejo como um círculo virtuoso: ao termos mais mulheres em posição de tomada de decisão, seguramente teremos uma visão mais ampla para os problemas da sociedade e também teremos percepções de risco mais assertivas – tudo isso se traduz em maiores retornos, tanto para a sociedade como para @s investidor@s.
Meu Lado B: Minha paixão é viajar e conhecer novos lugares e culturas! Já morei por um ano na Hungria e seis meses na Espanha e adoro a sensação de chegar a um lugar novo e viver experiências diferentes. Meu destino dos sonhos atualmente é conhecer a África! Também adoro ler e consegui retomar o hábito durante a pandemia (pelo menos uma coisa boa em meio ao caos 😁 - uma recomendação recente: leiam Pachinko!)”
Helena Ribeiro
“Graças à minha vontade de entender o mundo, faço Relações Internacionais na UFSC. Entrei na AIESEC, uma organização internacional de liderança jovem e quando integrei a equipe de parcerias com startups descobri que o ecossistema de inovação era um lugar incrível para aqueles que, como eu, sempre se questionam e procuram melhorar. Entrei na Zygo e passei à equipe de growth, trabalhando para fazer nosso projeto crescer em parceria com a Astella. Depois, integrei a equipe da Softplan trabalhando tanto na frente de inovação, quanto em um grande projeto de rebranding.
Acredito que o conhecimento deve ser democratizado e que a inclusão é algo que só traz melhorias a qualquer lugar, já que mais mentes de diferentes backgrounds criam soluções ainda mais ousadas e necessárias. Por isso, entrei no Elas&VC: compro a ideia do empreendedorismo e do mercado de investimentos não se reduzir a um único estereótipo, e creio que devemos trabalhar diariamente para mudar isso.
Tenho paixão por peças da Broadway, fantasia fantástica – Tolkien é minha literatura de conforto – e conhecer novas culturas. Danço desde que comecei a andar e minha grande felicidade é fazer esgrima. Atualmente, me encontro em uma nova fixação pelo musical SIX, sobre as seis esposas do rei Henry VIII, e Hamilton, sobre figuras históricas da independência dos Estados Unidos.”
Por Alied Monica
What’s Trending?
A captação de startups fundadas ou com C-level mulheres segue acontecendo pelo mundo. Vejamos mais detalhes:
LatAm
Nessas últimas semanas, tivemos alguns deals interessantes na região:
Brasil
1) Dinie (Series A): A Dinie é uma fintech de embedded lending (modelo em que o crédito é oferecido via um parceiro não-financeiro, como uma loja ou aplicativo de delivery) fundada e liderada por um time incrível: Suzy Ferreira (Founder e CEO), Andreia Burity (CPO) e Vinicius Cibim (CFO). A captação de USD 3,8 milhões foi coliderada pela Accion Venture Lab e K50 Ventures, além de contar com a participação da Capital Lab, Domo Investimentos, Flourish Ventures, Tribe Capital, Scale-up Ventures (Endeavor) e Latitud. Vale a pena acompanhar!
Quer saber mais? Clique aqui.
2) Nubank (Series G - sim, cheirinho de IPO saindo do forno): O Nubank, maior banco digital do mundo tanto em número de clientes (mais de 40 milhões) quanto em valuation (última rodada precificou a fintech em USD 30 bilhões), fechou no mês passado o seu Series G, captando USD 750 milhões. A rodada foi liderada pela Berkshire Hathaway com a participação da MSA Capital e Sands Capital Ventures.
Lembrando que entre o time de fundadores está Cristina Junqueira, que desde 2013 está no time de liderança da fintech.
Quer saber mais? Clique aqui.
Colômbia
3) Habi (Series B): A Habi acaba de captar USD 100 milhões em uma rodada Series B liderada pelo Softbank. A startup colombiana é uma plataforma de compra e venda de imóveis (muito similar à Loft), cofundada pela Brynne McNulty Rojas, atual CEO. Essa foi a maior rodada Series B já feita por uma startup na Colômbia. Além do Softbank, também participaram os fundos Inspired Capital, Tiger Global, Homebrew e 8VC.
Para saber mais sobre essa rodada, clique aqui.
Outros deals interessantes offshore:
Canadá
1) Clearco (Series C): A Clearco é uma fintech de funding "founder-firendly" para startups, que busca simplificar o processo de captação removendo algumas barreiras, em um modelo "ecommerce investor". Fundada em Toronto pelos co-founders Michele Romanow (Presidente), Andrew D'Souza (CEO), Ivan Gritsiniak, Charlie Feng e Tanay Delima, a Clearco foca seus aportes em empresas nativas digitais, como e-commerce, apps e SaaS.
Na semana passada, a fintech concluiu a sua rodada Series C, captando USD 215 milhões em rodada liderada pelo Softbank.
Como de costume, listamos abaixo alguns dos deals que aconteceram nas últimas semanas ao redor do mundo, que também possuem founders ou C-level mulheres.
Se quiser mais detalhes de cada Startup, clique aqui!
Por Luiza Ulysséa
Diverse and F*** Awesome People to Watch
Nessa sessão queremos reconhecer aquelas founders e líderes que estão fazendo um excelente trabalho e merecem destaque no meio de inovação, tecnologia e investimento. São pessoas que acompanhamos em nossa rotina como investidoras ou que admiramos de longe e que ainda não tivemos a chance de conhecer (ainda! Rs) 😍
Caso você tenha alguém para indicar, é só entrar em contato com a gente por meio do elasevcc@gmail.com ou por direct no nosso Instagram e mandar a sua indicação.
O que não falta é referência de pessoas f*das no ecossistema de inovação, só precisamos colocar o holofote no lugar certo! 📣
1) Founder
Nome: Rafaela Cavalcanti
Startup: CloQ
Setor: Fintech
Local: Recife, PE
Product: A CloQ dá acesso ao sistema formal de crédito para pessoas de baixa renda e pequenos empreendedores excluídos do sistema financeiro.
Thoughts: A Rafaela é formada pela UFPE e tem master em administração na Universidade VU, em Amsterdã.
A Rafaela começou sua carreira na Gerdau e é uma profissional do mundo, em que trabalhou como consultora em diversos países como China, Índia e Holanda. É cofundadora da CloQ desde 2018, que tem missão de grande impacto financeiro no Brasil, iniciando na região nordeste (Rafa é natural de Recife).
Apaixonada por esportes e pela natureza; foi jogadora de de rugby semi-profissional defendendo o Estado de PE em competições. Hoje pratica kickboxing e tênis como lazer. No tempo livre, faz trilhas, biking, e quebra-cabeças.
2) Investidora
Nome: Gabriela Toribio
Instituição: Head de Venture Capital na CSN e founder da Alimentos da Vila!
Setor: TB2B com foco em Indústria 4.0 (enterprise software, I.A, cybersecurity), Cleantechs e temática ESG (economia circular, sustentabilidade)
Local: São Paulo, BR
Investimentos: 2DM – Startup de Grafeno
Exits: -
Thoughts: Gabriela é formada em Direito e Administração e passou por algumas especializações em Berkeley e em Harvard. Trabalhou muitos anos na Votorantim na área de inovação antes de cofundar a Alimentos da Vila (produção de alimentos saudáveis B2B e B2C @alimentosdavila) e começar a lecionar na FIAP. Hoje é responsável pela área de Venture Capital da Companhia Siderúrgica Nacional.
Apaixonada pelo baby Martin (é a nova mamãe de primeira viagem do pedaço!), alimentação saudável e escaladas (já escalou o Monte Kilimanjaro, pico da África, e planeja escalar o Base Camp do Everest em algum momento, quando o Martin estiver maiorzinho).
3) Executiva
Nome: Marina Cassino de Almeida
Instituição: Natura&Co
Local: São Paulo, BR
Expertise: Inovação
Thoughts: Marina está na Natura há 10 anos e é responsável por criar e liderar o Innovation Lab da Natura &Co Latam. Além de atuar na corporação, também já teve experiências empreendedoras. Foi sócia da escola online Aprendendo Inglês até 2019 e cofundadora da Mosaico Criativo, projeto que tinha como missão democratizar conteúdo sobre o novo contexto de mundo, informando sobre as mudanças que estão acontecendo por meio da inovação e tecnologia.
Marina é apaixonada por criar, conectar e fazer a diferença, não me surpreende por trabalhar em uma organização tão humana e inovadora como a Natura &Co.
Na pandemia, descobriu o prazer de cultivar flores e plantas em casa e diz que tem sido maravilhoso acompanhar cada botãozinho que aparece! Também foi na pandemia que conseguiu firmar o hábito de meditar todos os dias e também praticar Yoga!
Adora a revista Vida Simples (até porque, o nome evidencia como a vida realmente deveria ser rsrs), podcasts sobre Filosofia e livros de autoconhecimento como "Os quatro compromissos - o livro da filosofia Tolteca" e claro, "O pequeno Príncipe". E mesmo gostando muito de pensar sobre a vida, adora a animação de uma boa festa, com dança, amigos e risadas (Mari está aguardando estes momentos poderem voltar a acontecer!).
Vale super a pena acompanhar essas mulheres f***s!!
Por Juliane Martins
Vagas no Setor
Venture Capital
Endeavor - Scale-Up Ventures
A Endeavor está buscando uma estagiária ou estagiário para compor o time e ajudar especialmente com a operação e dia a dia do fundo lançado há pouco tempo (Scale-up Ventures). O link da vaga está aqui.
Fegik Investimentos - Family Office
A Fegik busca uma Hunter de Negócios para ajudar em seu dia a dia. Se você conhece alguém neste perfil, converse com a Lara Bianchi - (16) 99975-1142.
Capital Lab Ventures - Fundo de Venture Capital
A Capital Lab está crescendo seu time e busca uma analista. Para saber mais sobre a oportunidade e se inscrever, acesse este link.
Brasil Venture Debt - Fundo de Dívida Estruturada para Startups
A Brasil Venture Debt está buscando uma analista para o seu time de investimentos. A candidata ideal já tem uma bagagem sobre finanças e deve entrar em contato por esse email: rodrigo.alonso@brasilvd.com.br. Experiência em VC é um plus. :)
Oria Capital - Fundo de Private Equity
A Oria está com uma vaga super legal de analista de investimento! Quer conhecer mais sobre essa oportunidade? Acesse aqui.
Queremos criar outras frentes no Elas&VC e para isso gostaríamos de te conhecer um pouco mais e saber sobre seus interesses. É uma pesquisa bem rápida e isso vai nos ajudar a criar mais valor. Clique aqui para responder, vai ser menos de 30 segundinhos! :)
Se quiser contribuir, trocar opiniões ou dar qualquer feedback, pode responder esse e-mail! Ficaremos felizes!
Abraços,
Ali, Ju, Isa e Lu do Elas&VC