Quem está por trás da máquina, por que está lá e como está desenvolvendo?👱🏼♂️?
Seja otimista no potencial de sucesso do produto de AI, mas explore por completo as consequências negativas desse sucesso...📱🖥️
Estamos na edição #3 da newsletter do Elas&VC, que tem a missão de inspirar, informar e conectar mulheres empreendedoras, investidoras e executivas do setor de tecnologia e demais pessoas da indústria. Vamos abordar, principalmente, o mundo de empreendedorismo, venture capital e inovação com foco nas mulheres do mercado.
Se você recebeu o link de alguém, assine a newsletter aqui:
Para garantir o recebimento e evitar que caia no Spam, assinale este e-mail como “confiável” ou “não é spam”, ou mova-o para a sua Caixa de Entrada.
AI é o futuro, mas onde está a diversidade?
A crescente importância da inteligência artificial e do machine learning colocam os dados e quem está treinando as máquinas no centro da discussão de vieses em tecnologia.
Primeiramente, datasets são problemáticos. Na Wikipedia, por exemplo, apenas 18% das biografias são de mulheres e a grande maioria do conteúdo é escrito por editores da Europa e América do Norte. Outro exemplo são as bases de reconhecimento facial, majoritariamente compostas por rostos brancos, levando a uma fraca performance do ML ao visualizar peles mais escuras.
Além dos dados coletados, a forma como esses dados são treinados ou quais atributos são selecionados para serem considerados pelo algoritmo refletem o comportamento daqueles que os programam. Vale mencionar que menos de 20% dos líderes de machine learning são mulheres.
E por que não é tão simples resolver vieses da AI?

Apesar da maioria das pessoas que constroem databases ou outros produtos não ter a intenção de ter viés, é inevitável que levemos nossa perspectiva única de mundo para tudo aquilo que fazemos. Cada um tem características físicas, experiências, opiniões e histórias de vida diferentes, e tudo isso é levado em consideração quando construímos algo. Se não há diversidade daqueles construindo a tecnologia, como é esperado que no produto em si não haja viés?? Ainda não achamos essa fórmula mágica, mas há pessoas feras se esforçando para mudar esse cenário de AI.
Entender e reconhecer o problema é essencial, pois são indiscutíveis os benefícios e a revolução permitida pela AI.
Alguns links para se aprofundar no tema: MIT e Ted Talks.
Continuemos a nos informar…
What’s Trending?
A captação por startups fundadas ou com C-Level mulheres continuou nessas 2 últimas semanas, porém não tivemos novos deals na América Latina.
Vejamos:
World
As rodadas, nesta última quinzena, foram bem diversificadas. Não houve, praticamente, repetição de setores. Com exceção, das fintechs.
E, falando em fintechs... tivemos, na África, mais especificamente em Nairóbi, Quênia, uma rodada de US$ 50 milhões da empresa Equity Group Holdings. A EGH presta serviços financeiros a pessoas físicas e pequenas e médias empresas em 6 localidades do continente africano: Quênia, Uganda, Ruanda, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Tanzânia.
Recentemente, foi reconhecida pelo Financial Times Banker Magazine como um dos TOP 1000 bancos do mundo! Subiu 90 posições no ranking de 2019 para 2020, estando agora na posição 754.
Sempre repetindo… tem mulher f### em todo lugar!
Vejam os outros deals que ocorreram pelo mundo:


Se quiser mais detalhes de cada startup, clique aqui.
Não durma sem essas curtinhas
These two women are pushing companies to become more gender equal by Fast Company
Menos "blá-blá-blá” e mais resultados para igualdade de gênero no meio corporativo. 🙌🏻The Technology 202: Revelations from Congress's antitrust investigation could have an enduring impact by The Washington Post
Quando a sabatina das Big Techs teve direito até a churrasco. 😏Viral Market Update XII: The Resilience of Risk Capital by Aswath Damodaran
Por que essa é uma crise como nenhuma outra: o surpreendente comportamento dos ativos de risco pelo mundo com o Professor Aswath Damodaran. 🤓Best Workplaces for Innovators 2020 by Fast Company
Tá buscando oportunidades no mundo de Tech? Vale a pena conferir este ranking. 😉Ecossistema de impacto cresce no país — mas ainda precisa atrair a Faria Lima by Reset Capital
Ainda no hype dos investimentos de Impacto. ✌🏻
O que estamos lendo, ouvindo e vendo por aí
Podcast: Astella Playbook - Episódio com a Mariana Dias, CEO e Founder da Gupy! A Mariana comenta neste podcast como foi a sua trajetória para a criação da Gupy. Os perrengues que passou e como chegou aonde está hoje… Vale a pena!
Artigo: Artigo publicado no Medium pela MAYA, que dá algumas dicas e macetes de como captar investimento com um VC. Esteja preparado para quando chegar o seu momento de captar!
Live: Mainstreaming o Investimento Sustentável no Brasil - Webinar organizado pelo Insper, com Andrea Minardi - Professora de Private Equity e Venture Capital da casa, Lina Lisbona - Gestão de Portfólio na Barn Investimentos, Luciana Ribeiro - Sócia-Fundadora da EB Capital, e Marina Cançado - Head de Sustainable Wealth da XP Private, sendo mediado pela Angélica Rotondaro, Co-fundadora e diretora executiva da Climate Smart Institute (todas são referências no setor 🙌🏻). Elas discutiram sobre o que é necessário para um “reset” na indústria, os horizontes para avançarmos no discurso e realizarmos um shift real quando se trata de investimentos de impacto. Vale a pena conferir!
Se quiser contribuir, trocar opiniões ou dar qualquer feedback, pode responder esse e-mail!
Abraços,
Elas&VC
Nas mídias sociais: Instagram