Vamos colocar o holofote em pessoas f*das!
O que não falta é referência de pessoas f*das no ecossistema de inovação, só precisamos colocar o holofote no lugar certo!
Boa tarde,
Vamos para a edição #6 da Newsletter do Elas&VC, que tem a missão de inspirar, informar e conectar mulheres empreendedoras, investidoras, executivas do setor de tecnologia e demais pessoas da indústria. É nova(o) aqui? Confira nossas edições anteriores neste link.
Antes de irmos para o conteúdo, se você recebeu o link de alguém, assine a newsletter para não perder nenhuma edição:
Para garantir o recebimento e evitar que caia no Spam, assinale este e-mail como “confiável” ou “não é spam”, ou mova-o para a sua Caixa de Entrada.
Na noite passada, perdi o sono ao ver a carinha dos investidores no “topo”
Não é novidade falarmos aqui sobre o ecossistema de Venture Capital ser pouco inclusivo e diverso. Um estudo da HBS, realizado ano passado com os 50 maiores VCs dos Estados Unidos, só confirmou que o estereótipo da indústria é o homem branco (82%) de uma das top universidades de lá (59%).
Mas vamos melhorar isso juntas(os)...👊🏽💪🏽
Na nossa News #2, já falamos um pouco disso e também sobre como algumas firmas de Venture Capital lá fora têm se posicionado. Apesar de ainda existir pouca informação e poucos estudos sobre o tema no nosso cenário nacional, como atores nessa indústria, existem algumas ações que podemos começar a implementar para reduzir as desigualdades do nosso ecossistema.

São elas:
Ter um Champion que possa promover a inclusão e diversidade
Não é comum termos uma área ou profissional de RH nas firmas de Venture Capital. Porém, o ideal seria desenhar uma política de D&I com esse profissional.
Enquanto não temos.... um primeiro passo é designar uma pessoa que tenha ligação com o tema para que ela defenda esse tópico e possa trazer esse olhar mais sensível enquanto algumas decisões são tomadas.
Isso é mais eficaz se a pessoa contar com o apoio dos Partners da organização ou de pelo menos uma pessoa que tenha engajamento com o tema e tempo para apoiar o Champion.
Como está a política de RH e de benefícios corporativos?
Rever e incentivar o uso das políticas de RH é um sinal bom para reter funcionárias(os) e sócias(os). Ainda mais quando se trata de licença maternidade e paternidade, dando flexibilidade para o balanceamento da vida pessoal e profissional.
Quando se trata de mulheres, há um gap no topo. Políticas inclusivas e bem desenhadas podem alcançar essa paridade. E, lembre-se de que isso pode refletir diretamente na performance do seu fundo. Não é gasto, é investimento!
Fomentar uma cultura inclusiva
É fato que ambientes mais inclusivos atraem e retêm os talentos da casa e os novos. Devemos criar um ambiente onde todas(os) sejam ouvidas(os), tratadas(os) com respeito e valorizadas(os), independente da origem, gênero, raça e etc.
Aqui você pode conferir um toolkit para te auxiliar.
Expanda seu dealflow para além dos canais tradicionais
Venture Capitalist tem o privilégio de fornecer capital a empresas de Tech que vão construir o futuro. Mas, seria assustador ver esse futuro pouco diverso.
Um bom começo seria promover outros métodos na busca de dealflow, principalmente com aceleradoras e demais organizações que tenham a preocupação com a diversidade.
Apoiar as empresas do portfólio na construção de uma cultura inclusiva e diversa
Como Funders dessas empresas, também temos a oportunidade de impactá-las de forma direta, bem como seus beneficiários na ponta. Um bom começo é ver como é o código de conduta da empresa e se há uma política ou comitê de inclusão e diversidade na empresa.
Se houver, ótimo! Já é um benchmark para ajudar as demais empresas.
(as recomendações acima são baseadas no report do Diversity VC)
Se sua gestora já tem feito algo, compartilha com a gente! Vamos adorar saber como vocês têm avançado nessa questão e poder ajudar com um pouco do nosso conhecimento. E quem sabe não compartilhamos por aqui. 😊
Por Alied Monica
What’s Trending?
A captação de startups fundadas ou com C-level mulheres continuou nessas últimas semanas. Vejamos mais detalhes:
LatAm
Esta semana temos 2 deals da América Latina para compartilhar com vocês:
1) O primeiro deles é o da Aflore. A Aflore é uma startup colombiana, que possui como cofundadora e CEO a Ana Barrera. A startup, de um lado, oferece serviços financeiros especialmente para a classe média colombiana e, do outro, ela faz parceria com consultores financeiros e os mobiliza com suporte e ferramentas para distribuir empréstimos e produtos financeiros em sua rede de clientes.
A Aflore recebeu US$ 10 milhões de investimento da Accial Capital, localizada nos Estados Unidos, mas que possui foco de investimento LatAm.
2) O segundo deal é o da NotCo, que levantou US$ 85 milhões em sua última rodada. A NotCo é uma empresa de tecnologia de alimentos que produz carne vegetal e substitutos do leite. Ela usa a inteligência artificial para fazer alimentos à base de plantas que têm a mesma aparência, cheiro, função e sabor dos de origem animal.
Aproveitamos para destacar a Flavia Buchmann, que é CMO na startup.
World
Como de costume, listamos abaixo alguns dos deals que aconteceram nas últimas semanas ao redor do mundo, que também possuem founders ou C-level mulheres.

Vejam que esta semana tivemos diversas rodadas com foco em Software e Health Care nos 3 continentes destacados acima!
Se quiser mais detalhes de cada Startup, clique aqui!
Por Isabella Passos
Mega Tendências por Aí
A inteligência artificial está revolucionando a indústria da moda, desde a automatização da descrição de roupas até possibilitando provadores virtuais…
Alguns destaques da tecnologia:
Automatização de descrição de modelos de roupas (ex. a AI identifica um modelo com uma legging e um vestido e já atualiza a descrição da imagem).
Automatização da geração de novos estilos de roupa sem precisar tirar novas fotos com modelos (ex. a AI utiliza uma foto padrão da modelo com a roupa 1 e consegue substituir perfeitamente pela roupa 2, inclusive alterando sua pose e criando novas estampas usando, por exemplo, algum quadro do Miró). 🙅🏻♀️
>> Ter uma loja organizada com mais de 1.000 opções de roupas únicas ficou muito mais fácil.
Acompanhamento real-time das tendências de moda em cada cidade. A AI coleta fotos das mídias sociais no mundo inteiro, analisa o que as pessoas estão usando em eventos fashion, festas, no dia-dia e cria um heat map de tendências fashion de cidade a cidade. Assim, com essas infos, faz uma previsão da indústria fashion.
>> Prever a demanda é um grande desafio em toda indústria do varejo e balancear o estoque de uma coleção antiga com a produção de uma nova coleção nunca é fácil - ainda mais com as preferências dos consumidores mudando no ritmo de um vídeo do TikTok. 🎶
A tendência é que a maioria dessas ferramentas seja APIs abertas para as grandes e pequenas marcas e lojas, tornando os e-commerces mais democráticos e digitais.
… >> Vale ver o Artigo!
Por Juliane Martins
Diverse and F*** Awesome People to Watch
É com muita felicidade que anunciamos a mais nova sessão da Newsletter do Elas&VC: 3 empreendedoras(es) / investidoras(es) / tech leaders para ficar de olho!
Queremos reconhecer aquelas(es) founders e líderes que estão fazendo um excelente trabalho e merecem destaque no meio de inovação, tecnologia e investimento. São pessoas que acompanhamos em nossa rotina como investidoras ou que admiramos de longe e que ainda não tivemos a chance de conhecer (ainda! Rs) 😍
A série faz parte da nossa lista “Diverse and F*** Awesome People to Watch”, um compilado que estamos desenvolvendo para ser lançado em breve (fiquem de olho!). E, caso você tenha alguém para indicar, é só entrar em contato com a gente por meio do elasevcc@gmail.com ou por direct no nosso Instagram e mandar a sua indicação.
O que não falta é referência de pessoas f*das no ecossistema de inovação, só precisamos colocar o holofote no lugar certo! 📣
1) Founder
Nome: Cammila Yochabell
Startup: Jobecam
Setor: HRtech
Local: São Paulo, BR
Produto: Plataforma de emprego focada em entregar eficiência e mais diversidade nos processos seletivos. “The Voice” do recrutamento.
Investidores: Harvard Angels, BRQ, People+Strategy
Business Model: SaaS
Thoughts: Cammila é mãe, nordestina e empreendedora raçuda com um negócio super escalável e interessante para as empresas, ainda mais quando a pauta diversidade só aumenta. Grandes clientes já estão usando a plataforma, como a Oracle. Diversidade na prática é com a Jobecam!
2) Investidora
Nome: Maria Cristina Ricciardi (carinhosamente Kika!)
Tipo de Investidora: Anjo
Setor: Todos
Local: São Paulo, BR
Investidas: a55, Atta, B2Mamy, Fisher Venture Builder, goLiza, IDEA9, Nanosynex, Gonew.Co
Exit: IDEA9 (C6 Bank: acquirer)
Thoughts: A Kika é uma das investidoras que mais admiramos no mercado! Depois de construir uma carreira f*da no mercado financeiro (Head Deutsche Bank e Citi), ela começou a investir e mentorar startups, com toda a bagagem técnica de negócios, estratégia, liderança e etc. Além disso, é super envolvida no tema diversidade, investimento e inovação. Inclusive, está concorrendo na categoria Investidora Anjo para a premiação Startup Award 2k20. Corre lá para votar!
3) Executiva
Nome: Dani Junco
Empresa: B2Mamy
Setor: Educação
Descrição: Aceleradora de negócios focada em mães empreendedoras, não necessariamente negócios de tecnologia.
Local: São Paulo, BR
Cargo: CEO
Expertise: Marketing e Vendas
Thoughts: A Dani é f*da e é referência, principalmente no nicho maternidade + empreendedorismo e seu propósito é ajudar mulheres que estão angustiadas e não sabem como começar a empreender. Super envolvida no ecossistema de startups, empreendedorismo e tecnologia mostra o potencial das mulheres nesse mercado de inovação. Ela é A pessoa inspiradora!
Por Juliane Martins e Luiza Santos
Queremos criar outras frentes no Elas&VC e para isso gostaríamos de te conhecer um pouco mais e saber sobre seus interesses. É uma pesquisa bem rápida e isso vai nos ajudar a criar mais valor.
Clique aqui para responder, vai ser menos de 30 segundos! :)
Se quiser contribuir, trocar opiniões ou dar qualquer feedback, pode responder esse e-mail!
Abraços,
Ali, Ju, Isa e Lu do Elas&VC
Nas mídias sociais: Instagram