Vamos para a edição #8 da Newsletter do Elas&VC, que tem a missão de inspirar, informar e conectar mulheres empreendedoras, investidoras, executivas do setor de tecnologia e demais pessoas da indústria. É nova(o) aqui? Confira nossas edições anteriores neste link.
Antes de irmos para o conteúdo, se você recebeu o link de alguém, assine a newsletter para não perder nenhuma edição:
Para garantir o recebimento e evitar que caia no Spam, assinale este e-mail como “confiável” ou “não é spam”, ou mova-o para a sua Caixa de Entrada.
Escalando uma montanha…
Hoje queremos te contar um pouco mais sobre quem são as Fundadoras do Elas&VC, de onde viemos e por que nossos caminhos se cruzaram.
Tudo começou no final de 2019, quando começamos a ver os seguintes problemas:

E olha que isso é só um resumo do que nós e outras investidoras e empreendedoras percebíamos… então, dá para imaginar que, com esse dia a dia, não dava para ficarmos paradas e devíamos fazer algo para termos mais mulheres e diversidade no nosso ecossistema!
Essas dores nos incomodaram e ao mesmo tempo foram um ponta pé inicial para motivar nós 4, jovens analistas na Indústria de Venture Capital, a nos juntarmos. Todas com background e interesses similares sobre o tema.
Aqui está um pouco mais sobre nós:

E claro, cada uma também com o seu “lado B” de paixões e interesses pessoais 😊

Nessa jornada de criação do Elas&VC, estamos tendo vários aprendizados, mas, com certeza, um dos principais está sendo nos enxergar rodeadas de pessoas que acreditam na mesma causa que nós e que partem para execução! Pessoas que ficam animadas em ver que estamos unidas em prol de um equilíbrio que não existe na indústria (e nem no mundo) e que querem se juntar a nós!
Curioso é que as 4 se conheceram de maneira virtual durante a pandemia e isso não foi nenhum impeditivo para nos juntarmos e darmos mais gás à iniciativa. Então, nunca desista de alguma ideia sua, independentemente do timing! 😉
E você? Também sente essa dor e quer contribuir de alguma forma com este movimento? Responda este e-mail com um “alô”! Vamos adorar compartilhar um pouco mais com você e te ouvir. Junt@s somos mais fortes!!
What’s Trending?
A captação de startups fundadas ou com C-level mulheres continuou nessas últimas semanas. Vejamos mais detalhes:
LatAm
Esta semana temos 2 deals da América Latina para compartilhar com vocês:
1) O primeiro deles é o da startup brasileira SafeSpace! Foi anunciado essa semana o investimento feito pela MAYA Capital e por anjos à startup das fundadoras Giovanna Sasso, Natalie Zarzur e Rafaela Frankenthal. - Olha que legal! A Rafaela foi a empreendedora que destacamos na nossa última news na sessão “Diverse and F*** Awesome People to Watch”.
A Safespace criou uma plataforma para prevenir, comunicar e resolver problemas de comportamento no trabalho. Os funcionários podem comunicar casos de má conduta e, além disso, a startup capacita empresas com as ferramentas necessárias para screening de diversidade, anti-harassement and discrimination training.
2) O segundo deal é o da Casai, que levantou R$ 48 milhões em sua última rodada (Série A + Debt Financing).
A Casai é uma startup mexicana de hospitalidade que oferece aos viajantes acomodações premium, designs de origem local e tecnologia de casa inteligente. É uma plataforma imobiliária para apartamentos premium totalmente mobiliados na Cidade do México e é um conceito de hospitalidade projetado para a geração nômade.
Destacamos a Maricarmen Herrerías, founder e COO da startup.
África
Os deals africanos que trouxemos essa semana para compartilhar com vocês são os seguintes:
1) A startup egípcia La Reina recebeu um investimento undisclosed da 500 Startups junto com a Algebra Ventures. A startup fornece um serviço de aluguel online de vestidos de noiva, vestidos de festa e acessórios de grife. Basicamente, você escolhe os vestidos e/ou acessórios que gostou na plataforma online, os recebe em sua casa no mesmo dia para experimentá-los e aluga seu(s) preferido(s) por 3 dias.
No time, destacamos sua founder e CEO Ghada Eltanawy.
2) A Easy Solar, startup de Serra Leoa, levantou US$ 5 milhões em sua última rodada (Série A + Debt Financing), com o objetivo de aumentar o acesso à energia na África Ocidental.
A visão da Easy Solar é tornar a energia, os serviços financeiros e os bens duráveis acessíveis para todos. Oferecem uma grande variedade de produtos, como lanternas solares, sistemas de iluminação doméstica, eletrodomésticos a preços mais baixos. A empresa já forneceu serviços de energia para mais de 450.000 pessoas e criou mais de 600 empregos no setor de energia limpa, com uma rede de distribuição de longo alcance.
Por trás do time, um destaque para a co-founder e CCO, Nthabiseng Mosia, que foi reconhecida pela Forbes mais de uma vez nos últimos 3 anos.
World
Como de costume, listamos abaixo alguns dos deals que aconteceram nas últimas semanas ao redor do mundo, que também possuem founders ou C-level mulheres.

Se quiser mais detalhes de cada Startup, clique aqui!
Por Isabella Passos e Juliane Martins
Diverse and F*** Awesome People to Watch
Nessa sessão queremos reconhecer aquelas(es) founders e líderes que estão fazendo um excelente trabalho e merecem destaque no meio de inovação, tecnologia e investimento. São pessoas que acompanhamos em nossa rotina como investidoras ou que admiramos de longe e que ainda não tivemos a chance de conhecer (ainda! Rs) 😍
Caso você tenha alguém para indicar, é só entrar em contato com a gente por meio do elasevcc@gmail.com ou por direct no nosso Instagram e mandar a sua indicação.
O que não falta é referência de pessoas f*das no ecossistema de inovação, só precisamos colocar o holofote no lugar certo! 📣
1) Founder
Nome: Camila Rissi
Startup: Monuv
Setor: Security
Local: BR
Product: Plataforma web e mobile que possibilita o armazenamento de gravações de câmeras de segurança na nuvem e a aplicação de inteligência artificial nas imagens.
Investors: -
Business Model: SaaS
Thoughts: A solução é muito interessante e escalável por transformar qualquer câmera em um dispositivo inteligente. A Camila é uma fundadora “faca na caveira”, que se encantou pelo ecossistema de startups e quando se viu, era co-fundadora da Monuv. Sugiro conhecê-la, mas vão preparados para se apaixonar!
2) Investidora
Investor: Gabriela Gonçalves
Instituição: Brasil Venture Debt
Setor: Todos, com faturamento mensal mínimo de BRL 350 mil por mês
Local: BR
Portfólio: Ambar, Kenoby, Legurmê, Goomer, Smartmei
Exit:-
Thoughts: Gabriela tem mais de 10 anos de experiência na indústria de Venture Capital e fundou o Brasil Venture Debt em 2017, primeiro fundo de Venture Debt no Brasil. Antes disso atuou como Co-founder e Managing Director da Lazada (e-commerce parte do grupo Rocket, vendido em 2016 para o Alibaba). Baita track record, né?
3) Líderes
Nome: Cynthia Zanoni
Empresa: Microsoft e WoMakersCode
Setor: IT
Local: BR
Cargo: Developer Relations Lead LatAm @Microsoft e CEO @WoMakersCode
Expertise: Técnica, com foco em tecnologias Open Source
Thoughts: Cynthia foi desenvolvedora em diferentes empresas, estando atualmente na Microsoft. É uma líder influente no ecossistema de devs e, inclusive, é fundadora da WoMakersCode, comunidade sem fins lucrativos com o objetivo de apoiar mulheres na área de tecnologia! Vamos com ela nessa! Incrível o projeto e trajetória!
Por Juliane Martins e Luiza Ulysséa
For Learning
Vamos às notícias e aos conteúdos interessantes que lemos nesses últimos dias… Coisinhas que agregam conhecimento e merecem ser compartilhadas!
Construindo o primeiro Conselho de Administração em uma Startup por Daniel Chalfon
Vale a pena a leitura, especialmente, se você é um empreendedxr em início de jornada. Neste texto, o Daniel, Partner da Astella, traz algumas dicas e insights da estruturação de um conselho para startups. Há desde dicas de temas e agenda, até a duração razoável de uma reunião e a composição do CA. Em relação à composição, Daniel comenta a importância de se ter um conselho diverso! Pontua que “o mercado de Startups tech tem sido fortemente criticado pela falta de diversidade. É um fato e não uma opinião”.
The Hard Thing About Hard Things por Ben Horowitz
Se você é um empreendedorx, com certeza já deve ter ouvido falar nesse livro… Esse é um daqueles "must read”. Não é um lançamento (Março de 2014), mas ele traz vários insights interessantes sobre gestão e crescimento, especialmente sobre uma perspectiva realista da coisa: não é um daqueles livros de “gestão-auto-ajuda” Rs… O autor compartilha a sua trajetória empreendedora de uma forma honesta e prática, com notas sobre como ele tomou decisões importantes para o negócio, com balanço sobre erros e acertos. Lembrando que o Ben Horowitz também é um dos co-fundadores da Andreessen Horowitz, um dos fundos de VC mais respeitados do mundo.
The Anti-Portfolio. Honoring the companies we missed. por Bessemer Venture Partners.
Aqui vai uma dica de leitura para a galera que se interessa pelo mundo dos investimentos e fundos de Venture Capital. A Bessemer é um dos fundos de VC mais antigos do mercado americano (desde 1911), realizando investimentos Seed e Series A e participando de mais de 120 IPOs ao longo dos últimos 50 anos… E com todo esse tempo de estrada, muita coisa se aprendeu: investimentos bons e ruins foram feitos, mas uma das iniciativas mais originais na casa foi lançar uma página no site corporativo do fundo, divulgando todas aquelas empresas em que os sócios tiveram a chance de investir mas deixaram passar... É como um muro das lamentações das startups que ficaram de fora do portfólio, mas que cresceram excepcionalmente como Airbnb, Apple, Paypall, etc… E o mais interessante é ler os motivos ou situações nas quais os investidores disseram “não” aos Pitchs 😂 Vale a pena conferir!
Um spoiler para vocês:
Estamos apoiando o VC Challenge 2020, evento realizado pela KPTL, que está com inscrições abertas! A competição, dedicada a estudantes de graduação de todo o País, simula o dia a dia de um investidor de Venture Capital e do CEO de uma startup em busca de recursos. O grupo vencedor ganha passagens para a Europa e ingressos para o Web Summit, maior evento de tecnologia do mundo.
Se você tem interesse em participar ou conhece alguém que tenha, basta entrar no site (https://kptl.com.br/vc-challenge/) e fazer o cadastro, informando se fará o desafio individualmente ou em um grupo de até 4 pessoas. Ah, todos os membros do grupo precisam fazer a inscrição para ter acesso à plataforma. Só fica de olho no prazo. As inscrições já se encerram hoje então ainda dá tempo!!
Por Luiza Ulysséa e Isabella Passos
Queremos criar outras frentes no Elas&VC e para isso gostaríamos de te conhecer um pouco mais e saber sobre seus interesses. É uma pesquisa bem rápida e isso vai nos ajudar a criar mais valor. Clique aqui para responder, vai ser menos de 15 segundinhos! :)
Se quiser contribuir, trocar opiniões ou dar qualquer feedback, pode responder esse e-mail! Ficaremos felizes!
Abraços,